terça-feira, 5 de março de 2013

TBC-Teatro Brasileiro de Comédia e os Fantasmas


O TBC – Teatro Brasileiro de Comédia - foi uma das forças responsáveis pela mudança do polo magnético da dramaturgia brasileira para São Paulo, em 1948/50. Durante muito tempo teve Adolfo Celi, o grande ator e um dos vilões da franquia James Bond (007 Contra a Chantagem Atômica) como seu principal encenador.

O velho prédio da Rua Major Diogo, que parecia estar sendo reformado, foi novamente esquecido e abandonado. Devolvido aos fantasmas, voltou a ter o tempo e a solidão necessários para reunir, acomodar e acalentar os espectros de seus grandes astros.

Os que acreditam em Fantasmas e Musas, têm certeza de que eles e elas, presos às memórias, habitam a mente intuitiva das pessoas inteligentes. A esperança é que Tália, a musa da comédia, a máscara alegre; e Melpômene, a musa da tragédia, a máscara triste; ajudadas por centenas de grandes artistas que passaram por aqueles palcos, e transitam pelo glorioso passado do TBC, sobrevivam até a retomada da restauração, preservação e ampliação.

A pior coisa para um fantasma é ser esquecido, assim é importante citar alguns dos grandes astros que o habitam. Para saberem que são relembrados: Ziembinski, Cacilda Becker, Maria Della Costa, Sergio Cardoso, Paulo Autran, Walmor Chagas, Nydia Lícia, Jardel Filho, Cleyde Yáconis...

Quando passarem por lá cumprimentem os fantasmas, imaginar que o edifício acabe se transformando num desses estacionamentos de fachadas históricas e mal cuidado é horrível. Ninguém quer acompanhar a lenta agonia e degradação daquele templo, tijolo por tijolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário