segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CAPELA DOS PATRIARCAS - MOSTEIRO DE SÃO BENTO


No centro de S. Paulo, no último andar do Mosteiro de S. Bento, bem no alto, na ponta, como um campanário numa realidade alternativa, se ergue uma das capelas mais bonitas, místicas e luminosas da cidade. Trata-se da Capela dos Patriarcas, para uso dos alunos do Colégio e Faculdade.

Um espaço isolado e reservado, com riquíssimos vitrais e lindas pinturas, que esteve por muito tempo interditado, fechado para reformas. Parece um pedacinho da Alemanha transportado para S. Paulo, as pessoas que o conheciam talvez já tenham esquecido, e, depois da reabertura, com restauração parcial, foi muito pouco visitado.


Um retiro mágico, à margem do tempo e do mundo profano. Porque capelas sempre têm alguma coisa de frutas secas, sempre guardam dentro delas um sabor ácido e doce, úmido, ao mesmo tempo antigo e novo; preservam o cheiro, o calor, o mistério e a frescura dos frutos da vida eterna, atrás das cascas rugosas.

Uma construção recatada, resguardada, de louvor e de fé. Está sobrecarregada de ilustrações e citações das mais preciosas lendas e símbolos do catolicismo tradicional. Antiquíssima sabedoria, para muitos, cifrada e desconhecida, mas que carregam as tradições mais profundas da cultura ocidental.

É impressionante como S. Paulo guarda preciosidades danbrownianasescondidas; daria para escrever dezenas de outros ‘Códigos da Vinci’. A cripta do Pátio do Colégio, os subterrâneos da Catedral da Sé (com os ossos de Tibiriçá, o cacique que garantiu a sobrevivência paulistana) e centenas de outras, em propriedades particulares, ou com acesso restrito. 


Teto estrelado da Capela dos Patriarcas



2 comentários:

  1. O melhor do Mosteiro de São Bento você não comentou. É o seu magnífico órgão de tubos, considerado um dos melhores do Brasil pelos famosos organistas estrangeiros que vem ao Brasil fazer apresentações. Vá assistir a missa de todos os domingos às 10 horas da manhã. É acompanhada pelo órgão de tubos e pelo canto gregoriano apresentado pelos monges beneditinos.

    ResponderExcluir
  2. O órgão do Mosteiro de São Bento é amplamente conhecido, inclusive pelo festival anual que promove, mas a Capela dos Patriarcas, depois de fechada por décadas, foi enfim reaberta.

    ResponderExcluir