quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sete Quadros Quânticos - GUERNICA





Sigmund Freud descobriu que os humanos temos instintos opostos: um de vida (que ele chamou de Eros), e um de morte (que ele não chamou de Tanatos). Para Freud, porém, “Instinkt” é o “ego” dos animais não-humanos enquanto Ego é o “Instinkt” do animal humano. Tais dois instintos são os fundamentos do nosso existir.

Para conceituar a estrutura mental humana a psicanálise freudiana buscou morfemas na mitologia grega. Os mitos gregos denominavam Nona, o que tece o fio da vida, Décima, o que cuida da sua extensão e caminho, e Morta, o que corta o fio da vida. Mas em vez de utilizar os morfemas gregos Freud preferiu o designativo Ego (para Nona), Superego (para Décima) e Id (para Morta).

Conforme as ideias de Freud, a continuidade da vida na Terra só tem sido possível porque há existido equilíbrio entre esses dois instintos. Caso prevalecesse o instinto de vida sobre o instinto de morte, o ser humano seria acometido de síndrome narcísica e a existência humana entraria em turbulência e correria o risco de desaparecer. Coisa semelhante aconteceria se predominasse o instinto de morte.

As guerras são um modo (perverso) de manter em equilíbrio esses dois instintos. A obra “Guernica” é a expressão mais consagrada de uma guerra (porque assinada pelo gênio de Pablo Picasso). A tela foi pintada a óleo; é tida como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco.

Mas enquanto em Guernica morreram apenas alguns milhares de gente, as estimativas do primeiro massacre por armas de destruição em massa sobre uma população civil apontam para um número total de mortos a variar entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. A maioria dos mortos era civil (Wikipédia); em apenas poucos minutos!

Guernica praticou-se pelo efeito de pulsões de dois criminosos, Francisco Franco e Adolf Hitler, ambos ateus; mas a carnificina de Hiroshima e Nagasaki deveu-se a uma fria ordem de um evangélico, o presbiteriano Harry Truman. Aqueles dois representavam o ódio racista; Truman, a cobiça capítalista! Geralmente essas carnificinas são praticados por monstros que aqui e ali surgem no ser humano fazendo com que ele se torne genocida, causador de guerras, assassino serial, político predador e coisas do gênero, pois enquanto o instinto de vida é bem acolhido como parte da nossa “boa natureza estragada pela cultura”, o de morte é olhado como um inimigo oculto dentro de nós, esperando sua oportunidade para cravar suas garras.

Ancestralidade: “... a indignação do Senhor está contra todas as nações, e o seu furor contra todo o exército delas; ele os destinou para a destruição e as entregou à matança.” Isaias 34:2)

Portanto, Vida e Morte, Construção e Destruição fazem parte de nossa natureza e são necessárias à nossa existência.

Está na Bíblia!



Os Outros Seis


Salvador Dali
A Persistência da Memória - 1931
CLIQUE: 7 Quadros Quânticos - A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA

Edward Munch
O Grito - 1910
CLIQUE: 7 Quadros Quânticos - O GRITO

Rene Magritte
O Filho do Homem - 1964
CLIQUE: 7 Quadros Quânticos - O FILHO DO HOMEM

Edward Hopper
Os Falcões da Noite (Nighthawks) - 1942
CLIQUE: 7 Quadros Quânticos - FALCÕES DA NOITE

Frida Kahlo
A Coluna Partida - 1944
CLIQUE: 7 Quadros Quânticos - A COLUNA PARTIDA

Gustav Klint
O Beijo (Amantes) - 1908
CLIQUE: 7 Quadros Quânticos - O BEIJO

Um comentário:

  1. Caro Holbein na realidade instinto é diferente de pulsão, e Freud chamou de pulsão de vida e morte

    ResponderExcluir