quarta-feira, 12 de março de 2014

GALERIA DO ROCK E MURAL DE BRAMANTE BUFFONI

A Galeria do Rock, na verdade agora INSTITUTO CULTURAL GALERIA DO ROCK, completou 50 anos em agosto de 2013 e vive um contínuo processo de restauração. É um dos maiores ícones culturais e comerciais do centro de S. Paulo. Visita obrigatória para paulistas e turistas. Nas Viradas Culturais e Paradas Gay é ponto obrigatório de peregrinação.

Poucos se dão conta,  mas, sobre os elevadores, no térreo, existe uma obra de arte interessante. Um painel do artista plástico Bramante Buffoni, pintor italiano que deixou sua marca em S. Paulo, com murais e trabalhos espalhados por aí: na Galeria Nova Barão, no Edifício Nobel (Avenida Higienópolis), além de motivos decorativos em diversos prédios e ilustrações publicitárias. Muito cuidado ao andar pela Galeria do Rock, pise com cuidado, porque estará caminhando sobre uma bela ideia gráfica de Buffoni.

Outra curiosidade sobre o painel da Galeria do Rock. Foi fabricado pela Vitrais Conrado Sorgenicht, uma empresa de mais de cem anos, ainda em funcionamento, dedicada à multi secular arte das janelas iluminadas. Quando estiver olhando para um dos vitrais históricos de S. Paulo, existem 50% de chances de ser um produto da empresa teuto-brasileira: Mercado Municipal, FAAP, Hospital Beneficência Portuguesa, Casa das Rosas, vai longe a lista. Às vezes com desenho próprio, às vezes com traços de outros artistas.

Agora que tenho a fotografia, acho que vou mandar fazer uma camiseta na Galeria do Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário