segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CONSOLAÇÃO - CAPELA DO SANTÍSSIMO - 6 QUADROS DE BENEDITO CALIXTO


Dentro da Igreja Nossa Senhora da Consolação – na Praça Roosevelt – do lado direito do altar, fica a Capela do Santíssimo Sacramento. A porta, sempre aberta, está debaixo do quadro 'Santa Ceia' de Oscar Pereira da Silva.

É pequena, 50 metros2 , tamanho de uma sala média, com o vitral voltado para um bosque. No fim da tarde, a capela, apesar de miúda, quando recebe o sol noroeste de revés, vira uma ‘catedral de silêncios eleitos’. Os vidros rutilam e as cores dos quadros acordam e se acendem esfuziantes; as horas se enroscam encantadas e passam devagar pelo relógio.

Duas coisas espantam e fascinam na capelinha. Primeiro, acolhe os suplicantes mais calados e angustiados, os muito necessitados. Os fiéis fervorosos, que entram correndo para se refugiar lá, no coração da Igreja. Segundo, está luxuosamente enfeitada por todos os seis magníficos painéis de Benedito Calixto que a igreja possui. O cara é um dos quatro grandes pintores paulistas pré-modernistas. De todos, o que melhor explorou as motivações sacras.

As seis telas são de 1918, do apogeu artístico de Benedito Calixto, quando ainda não era o padroeiro da feirinha de sábado na praça com seu nome. Tanto que, em 1919, Monteiro Lobato  fã do Benedito, que não gostava das mistificações de Anita Malfatti  afirmou que era o mestre paulista que mais vendia. Devia ser verdade, porque várias cidades do interior paulista, importantes no ciclo do café, como Santos, Brotas, Bocaina, São Carlos e diversas outras, se orgulham de ter obras e afrescos pintados por ele nos suas igrejas e fazendas. Algumas delas criaram museus dedicados ao artista.  

Benedito Calixto, como todo pintor que alcançou sucesso, reproduzia fartamente os temas mais bem aceitos, quase sem alterações. Em consequência, um par de quadros da Consolação, ‘A Caminho de Emaús’ e ‘A Ceia de Emaús’, têm diversas versões espalhadas pelo estado, Os outros quatro retratam santos mais exclusivos: São Tarcísio, São Tomás, Santa Clara e Santo Antonio de Pádua.

Muitos sites falam de um São Boaventura, contudo, parece que estão equivocados, o santo não está na capela, nem consta nas documentações acadêmicas das obras do autor.

A Igreja da Consolação  e especialmente a Capela do Santíssimo  é um excelente lugar para PAULISTAR, fácil de visitar e propício para meditar. Ótimo para recosturar a alma no corpo, têm belas obras de arte e fica perto da Estação República do Metro.

Depois, na volta, dá para passar no Café Floresta no Copan, um dos três melhores de S. Paulo.

AS SEIS PINTURAS



São Tarcísio
S. THARCISVS MARTYR
São Tarcísio Martir

http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm






































São Tomás
"BENE SDRIPSISTI DE ME - THOMA"
(Escrevestes bem de mim Tomás)


http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm

Santa Clara
"S. CLARA VIRGEM"
(Santa Clara)


http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm

Santo Antonio de Pádua
"SAPIENTIAM EJUS ENARRABUNT GENTEN"
(Os povos contarão a sabedoria de Jesus)


http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm

A Caminho de Emaús
"QVI SVNT HI SERMONES QVOS CONFERTIS AD INVICEN
ANBVLANTES? LVC. XXIV, 17"
(De que vocês estão falando no caminho? Lucas 24,17)


http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm

Ceia de Emaús
"ET APERTI SVNT OCVLI EORVN ET COGNOVERVNT
EVM EP IPSI EVANUIT EX OCVLIS EORVN. LUC, XXV, 31."
(Então se lhe abriram os olhos e o reconheceram

e ele mesmo desapareceu de suas vistas. Lucas 25, 31)
Ceia de Emaús - 1925 / Coleção Particular / Foto da Capela - ©DBock
a) Ceia de Emaús - 1925 / Coleção Particular   /   b) Foto © DBock

2 comentários:

  1. Muito obrigada por suas informações. Estarei em Sampa neste final de semana e irei a essa Igreja. Paz e bênçãos a você para 2017.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que vai gosta muito, Edvanda

    ResponderExcluir