terça-feira, 19 de janeiro de 2016

SERÁ QUE O MINHOÇÃO TEM JEITO?

Caminhar pelo Elevado Costa e Silva  ou Minhocão  é um bom exercício físico e cívico. Pelo jeito a cidade esta pegando gosto por este programa, cada vez mais popular, com mais gente.

Já existe uma organização interessada em promover o lugar, ‘Parque Minhocão’. Alguns pontos exibem banners da associação estendidos anunciando wi-fi grátis. A ideia é ótima, mas no meu celular não funcionou.

Também, parece que existe pouco empenho da Prefeitura em facilitar e estimular a frequentação. Por exemplo, têm poucos acessos ao espaço, somente as rampas normais de trânsito. Pensando no ‘high line’ em Nova York não é bastante, lá existem escadas de acesso em diversas ruas.

O Minhocão é uma cicatriz de mais de três quilômetros que rasga e deforma a face de S. Paulo, abduzindo belos edifícios para cenários ciberpunk. Por exemplo, o Castelinho da Rua Apa que fica ao lado? Imaginem como ficaria bacana se virasse uma lanchonete com escada de acesso para o parque elevado?

Numa região carente de áreas de lazer é meio incongruente ver a complexa operacionalização das ciclofaixas, na maior parte do tempo vazias, e o Minhocão, repleto de gente, e sem esquemas de incentivo e apoio.

Um passeio pelas autopistas vazias é interessante e questionador, mostra um pouco dos intestinos e do  coração da nossa Paulicéia - que já foi desvairada - e hoje está desatinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário