sexta-feira, 10 de novembro de 2017

7 SALVADOS DO INFERNO

[...]
MINOTAURO INVERTIDO
Na antiguidade clássica o Minotauro tinha cabeça de touro e corpo de homem, morfologia que poderia sugerir o domínio da bestialidade. Borges insiste que na ‘Divina Comédia’ Dante imaginou um Minotauro invertido, com cabeça humana e corpo de touro, por isso, talvez, possuidor de livre arbítrio.

BERTRAN DE BORN 
Trovador Provençal de Périgord (Limoges/França), cantava armas, batalhas, guerras e amores. Ezra Pound e outros autores sugerem que foi mais longe, entendia que armas, batalhas, amores e guerras eram as regras do 'jogo da vida', os valores mais importantes para qualquer cavaleiro.
Dante o colocou no oitavo círculo do Inferno, com o castigo de caminhar pela eternidade com a cabeça separada do corpo, porque provocou cizânias entre pais e filhos. 

FRANCESCA E PAOLO
Para a História a noiva Francesca da Ramini, metida num casamento arranjando com Giovanni Malatesta, nunca amou o marido. Preferia o cunhado Paolo.

A Divina Comédia conta que um dia os dois enamorados, lendo o livro ‘Lancelot em Prosa’ - que narra uma traição - no trecho do beijo de Guinevere e Lancelot, o casal imitou o romance. O irmão/marido flagrou e matou ambos. Os amantes habitam o segundo círculo do Inferno, condenados a girar eternamente no vento das paixões, porém têm a felicidade sofrerem juntos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário