terça-feira, 1 de abril de 2025

| 2019Set05 – Ilha de Santorini – Grécia |

 

Tem dias, lugares, momentos que marcam nossas memórias com um vinco definitivo, feito aquelas páginas que deixamos nos livros quando o sono, nas altas madrugadas, nos obriga a abandona-los.

Acho que o pôr do sol em Santorini é uma dessas vivência mágicas. Na época do ano certa é irresistível. Por isso fica hiper populada. 

As ruas, varandas, janelas, morros, qualquer desvão voltado para o poente fica superlotado.

Por isso uns seis meses antes da viagem, todos os dias, procurava nos aplicativos de locação um lugar perfeito para aprecia-lo.

 Acho que encontrei.


segunda-feira, 3 de março de 2025

| 2003Abril20 – Pico da Bandeira - Espirito Santo |


Houve um tempo em que acordava duas horas da madrugada, sinado, no Alto do Caparaó, Espirito Santo. Tomava um café preto, engolia um pedaço de bolo de fubá e saia, no escuro da noite, subindo montanha acima até chegar no Pico da Bandeira, 2892 metros.

Tinha pressa era preciso andar rápido para pegar os primeiros raios do sol nascendo no Espirito Santo, as vezes dava quase para ver o mar.

Depois – com as pernas incendiadas - visitava os demais Picos: do Cristal, do Calçado... Engolindo escassos lanches de trilha e tomando suco.

Tudo acabava num cansaço imenso, num almoço de trilha e num sono avasslador.

Dormia 16 horas no ônibus de viagem, sem acordar nos pontos de parada.
Agora – para confirmar as memórias e atiçar as lembranças - só sobraram as fotos.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

| 2023mai04 – Rimini - Italia |


















Havia muitos motivos para visitar Rimini, um dos pontos famosos e agitados do Mar Adriático. Contudo, apesar do acúmulo de passados – etruscos, úmbrios, gregos, gauleses e romanos - espalhados pela cidade, o motivo que me carregava era outro.

A compulsão nasceu, cresceu e maturou dentro de mil nas salas escuras dos cinemas paulistanos, quando tentava desvendar Federico Fellini, o mais 'próximo', porém estranho e indecifrável dos diretores italianos.

Na cidade, além de conhecer o Cine Fulgor, que o mestre frequentava, de brinde ganhei, uma belíssima praia, mais o Arco de Augusto e a Ponte de  Tiberio, até hoje impunimente cruzada por carros.