terça-feira, 9 de setembro de 2014

Estações Júlio Prestes e Luz, Futuro Travado


O belo prédio da EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (Largo Gen. Osório, 147), defronte a Sala São Paulo da OSESP.

Um centro de excelência na formação de músicos eruditos. Uma espécie de raiz e tronco que garantem a floração das grandes orquestras e conjuntos instrumentais e vocais brasileiros.

Às vezes, caminhando pelo eixo da Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, Museu Estação Pinacoteca, Sala São Paulo e o prédio acima, imagino como ficaria esta região com as linhas de trem subterrâneas, como acontece nas grandes capitais do mundo.

Mudaria completamente o foco e o futuro desta área desgradada, deslocaria o eixo imobiliário de S. Paulo. Seria um novo Ibirapuera, do lado norte da cidade. Um espaço diferente, contudo, porque repleto de edifícios e casas antigas e passiveis de restauração e preservação.

Não faltam ideias, existem bons projetos de recuperação; não falta dinheiro ou financiamentos. Nossa carência é de estadistas cultos e patriotas, capazes de pensar além dos partidos. Infelizmente, hoje, parcos e raros. Vivemos uma era de políticos imediatistas, mensaleiros e gananciosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário