Por exemplo, quem frequenta a Sala São Paulo, se
contar as elegantes colunas compósitas que embelezam o Auditório, constatará
que totalizam 32. Não por acaso o ano da Revolução Constitucionalista 9 de
julho de 1932. Talvez a data de maior significado para as tradições cívicas
paulistas e paulistanas.
O engenheiro-arquiteto Christiano Stockler das Neves
era um paulista tradicional e apaixonado. Formando em 1911 pela Universidade de
Pensilvânia, construiu talvez o primeiro arranha-céu da cidade: o Edifício
Sampaio Moreira. Endereço da centenária Casa Godinho.
Um arquiteto ativo, apresentou projetos para as Estações do
Norte (Brás) e D. Pedro (Rio); organizou o Faculdade de Arquitetura do
Mackenzie; e foi prefeito de S. Paulo por cinco meses. Um currículo de
competência e dedicação à cidade.
A histórico da construção da Estação Sorocabana é descontínuo
e turbulento. O espaço onde estão as 32 colunas – origem do Auditório da Sala
São Paulo - anteriormente era um jardim interno de teto aberto. O projeto é
1925, os trabalhos começaram um ano depois, em 26, antes da revolução. Nos anos
de 28/29, por causa das trepidações da Economia, o projeto foi postergado e
simplificado, o que levou Christiano Stockler das Neves a abandonar o
empreendimento, e inclusive processar a Sorocabana exigindo preservação da
planta contratada. Perdeu.
Na retomada foram priorizadas e construídas antes as
plataformas de embarque. O edifício completo e acabado, porém, modificado, e com
o nome de Estação Júlio Prestes – um paulista eleito presidente, mas impedido
de assumir - foi inaugurado apenas em 15 de outubro de 1938
Quem sabe Dan Brown não seja só um maníaco. Quando lembramos
das grandes construções e monumentos de S. Paulo antigo, como o Edifício 'Ouro
para o Bem de São Paulo', construído com as sobras do dinheiro da campanha ‘Doe
Ouro para o Bem de São Paulo’; ou do Obelisco aos Heróis de 32, no Parque
Ibirapuera; cheios de referências numéricas de efemérides e dados cívicos
paulistas, as dúvidas e mistérios aumentam:
As 32 colunas não são somente coincidência?
DIMARCO, Ana Regina e ZEIN, Ruth Verde – Sala São Paulo de Concertos - Revitalização da Estação Júlia Prestes: O Projeto Arquitetônico / Arquiteto Nelson Dupré - São Paulo / 2001 - Editora Alter Market
gostoso ler isso, mais informação sobre nossa cidade.
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentário Sônia Ramires. Acho S. Pualo meio cubista, cada um olha de um jeito diferente.
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