Claudio Pastro (1948/2016) – para alguns o Michelangelo Brasileiro - é considerado um dos maiores artistas plásticos do Brasil e do mundo. Especializado em Arte Sacra, foi o responsável pela concepção e coordenação do acabamento artístico do templo colossal dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Também, a pedido do Papa, criou uma escultura dedicada a virgem instalada nos jardins internos do Vaticano.
O paulista genial trabalhou em Aparecida muito tempo, muitos papas. As grandes catedrais levam séculos para ficarem prontas e convocam muitas mãos para ajudar. Claudio Pastro ajudou a edificar uma das mais bonitas e mais 'agraciadas' do hemisfério sul.
A relação de suas
obras é vasta e estrelada, só tem maravilhas. Basta ver no Google para confirmar
e se espantar. Quem visitar o Pátio do Colégio de S.Paulo – onde o artista assistia
missas – poderá conhecer melhor sua arte, foi o escolhido para promover a
última reforma da Capela.
Gostei muito de uma fala do artista durante o passeio monitorado. Lembrou aquela antiga historinha edificante.
Gostei muito de uma fala do artista durante o passeio monitorado. Lembrou aquela antiga historinha edificante.
Um frade pergunta para dois trabalhadores de um templo:
“– O que
estão fazendo?”
“– Cortando
pedra.” Responde o primeiro distraído.
O segundo olha para o céu e fala
emocionado: “– Construindo uma catedral.”
Claudio Pastro também olhava para o teto da Basílica enquanto anunciava sua perspectiva de trabalho.
“Numa templo as obras não podem ser apenas decorativas,
o artista deve pensar num horizonte de 500 anos, como Michelangelo.”
Fiquei pensando neste parâmetro que o artista estabeleceu para si próprio. Não achei descabido seu paradigma. Ninguém é capaz de prever as preferências artísticas e estéticas que a pátina do tempo vai marcar. Meio milênio, 500 anos é muito/pouco tempo, contudo Claudio Pastro é inspirado e brilhante, e estas virtudes deixam marcas para sempre.
o artista deve pensar num horizonte de 500 anos, como Michelangelo.”
Fiquei pensando neste parâmetro que o artista estabeleceu para si próprio. Não achei descabido seu paradigma. Ninguém é capaz de prever as preferências artísticas e estéticas que a pátina do tempo vai marcar. Meio milênio, 500 anos é muito/pouco tempo, contudo Claudio Pastro é inspirado e brilhante, e estas virtudes deixam marcas para sempre.
Sinto imensamente que a genialidade de nossos artistas em todos os tempos sejam tão pouco conhecidas! Belíssimo artigo.
ResponderExcluirEstou fotografando uma capela que o Claudio Pastro projetou para uma convento no bairro Perdizes, vou escrever um aritigo.
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