terça-feira, 24 de outubro de 2017

Suspenso no tempo - Atelier de Angelo Taccari


No fim de setembro/2017 visitei o atelier de Angelo Taccari, importante escultor e ceramista italiano que adotou e foi adotado por São Paulo. Um prédio antigo e discreto, entre as árvores, na beira da represa Itupararanga em Ibiúna. Mantido por sua filha  Maria exatamente como ele o deixou quando mudou para outra dimensão em 2004.

Havia uma estranheza atemporal suspensa, dessas de filme de ficção científica e fantasia. Uma singularidade intrigante magicava as obras interrompidas em vários estágios de completude e espalhadas pelos cômodos do atelier. Apesar da poeira – a passagem do tempo materializada – não seria espantoso ver o artista, de repente, entrar pela porta e retomar seu trabalho e paixão.

Um demiurgo que convencia o barro a se transformar em ninfas, faunos e seres oníricos, cuja alma residia na mistura de culturas e mitos europeus e brasileiros. Duas dessas obras descontinuadas me provocaram.

Numa delas (Foto 1), uma ninfa, fada, moça emergia (submergia) de um fundo plano. Imaginei Ofélia, a noiva suicida de Hamlet, sobrenadando na lenta correnteza de um rio.

Na outra (Foto 2), uma bela escultura de uns 30 centímetros propunha um desafio disfarçado de licença poética. Ao primeiro olhar mostrava um centauro carregando uma ninfa, flagrado no momento que se virava para beija-la. Esquisitas eram as proporções da figura e a cauda caprina, inesperadas e surpreendentes, sugeriam mais facilmente um fauno grande e quadrúpede montado por uma dríade. Entretanto, pela tradição, pela imagística clássica, os faunos são sempre bípedes, então foi inusitado apreciar essa concepção ‘centauriforme’ de um sátiro de quatro patas.

Gostaria de ver os dois trabalhos terminados. Fico especulando aonde o mestre os levaria.





Um comentário:

  1. Transcrito do Facebook
    Maria Taccari
    19 min · Botucatu, São Paulo ·
    Hoje pela manhã recebi esta matéria escrita por um amigo, sobre meu pai. Foi um lindo presente. Fiquei muito feliz!

    ResponderExcluir