quarta-feira, 20 de março de 2019

Casas Suspensas da Rua Genebra – Tudo pode mudar


A Rua Genebra – uma homenagem a Dona Genebra de Barros Leite (1783-1836), esposa do Brigadeiro Luís Antônio de Souza e de José da Costa Carvalho – agora é descontinua para carros, porque foi cortada pela Rua (antes avenida) Dona Maria Paula, sogra do seu filho (Barão de Souza Queiróz) e meio paralela a Rua Francisca Miquelina, sua filha. Uma região familiar, quase um mapa genealógico.

Pequena, tem apenas três quarteirões, um do lado do Centro e dois no miolo do velho Bixiga.

As residências da foto – no quarteirão do meio - são remanescentes das primeiras décadas do século XX. Até os anos 50 enfeitavam o topo de uma pequena colina do lado ímpar da Maria Paula, tinham portas ao nível da rua e vista para o centro da velha S.Paulo. Porém, depois da construção do Edifício Planalto (1953) e as intervenções da Prefeitura para oferecer melhores facilidades urbanísticas, as casas, de repente, ficaram suspensas, feito gaiolas dependuradas no alto de um paredão, longe da rua. Acesso difícil. Então começou o longo período de decadência.

O bom é que, surpreendentemente, nos últimos dois anos – como mostram as fotos – melhoraram muito. É bom ver S.Paulo criando jeito e juízo.

Gostaria de agradecer a Alexandre Giesbrecht, de quem emprestei a foto antiga, e recomendar seu excelente artigo: ‘As casas suspensas da Rua Genebra’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário