Oleoduto-Aqueduto Serra do Mar / S.Paulo – 05/dez/2020
Cada vez que subia ou descia pelas Rodovias Anchieta ou Emigrantes desviava para um sonho maluco. Nele me imaginava subindo a pé por estas maravilhosas obras de engenharia que balizam a Serra do Mar.
Imensos oleodutos / aquedutos marcam a geografia, enfeitam e recortam o relevo e a paisagem da Montanha. De várias formas são uma espécie de Pirâmides Paulistas, colossais conquistas técnicas avistadas de longe.
Originalmente estas tubulações foram concebidas para desviar o Tiete (parte dele) e outros
rios e riachos do planalto para desaguar no mar. O plano era, com esse novo curso, gerar
energia elétrica.
Ontem realizei meu desejo. Pena que todo o percurso-aventura
aconteceu debaixo de chuva.
O que o oleoduto da Petrobras tem a ver com o aqueduto da Usina Henry Borden????
ResponderExcluirO cidadão visitou a tubulação e nem sabia do que se tratava, falou em desvio do Rio Tietê.
Os tubos da foto são para SUBIR derivados de petróleo
Obrigado pelo comentário. Mas de acordo com a História da Light foi para resolver o problema de energia elétrica na cidade de SP que se implantou o primeiro desses aquedutos. No texto não falo que “este” é o aqueduto, menciono a engenharia de descer e subir a Serra via tubulação.
ExcluirTB achava q era apenas oleodutos e derivados, mas não, em visita a serra do Mar, vi q são aquedutos da Henry Borden e a água desce a uma velocidade de 400km/h...tem os oleodutos TB.
ExcluirOriginalmente foi construído pela Estrada de Ferro Santos a Jundiaí para ser um OLEODUTO. A cerca de 300 metros a direita já existia os dutos da Usina Henry Borden
ResponderExcluir