domingo, 6 de dezembro de 2020

Oleoduto/Aqueduto da Serra do Mar – 05/dez/2020

Oleoduto-Aqueduto Serra do Mar / S.Paulo  05/dez/2020

Cada vez que subia ou descia pelas Rodovias Anchieta ou Emigrantes desviava para um sonho maluco. Nele me imaginava subindo a pé por estas maravilhosas obras de engenharia que balizam a Serra do Mar.

Imensos oleodutos / aquedutos marcam a geografia, enfeitam e recortam o relevo e a paisagem da Montanha. De várias formas são uma espécie de Pirâmides Paulistas, colossais conquistas técnicas avistadas de longe.

Originalmente estas tubulações foram concebidas para desviar o Tiete (parte dele) e outros rios e riachos do planalto para desaguar no mar. O plano era, com esse novo curso, gerar energia elétrica.

Ontem realizei meu desejo. Pena que todo o percurso-aventura aconteceu debaixo de chuva.


 

4 comentários:

  1. O que o oleoduto da Petrobras tem a ver com o aqueduto da Usina Henry Borden????

    O cidadão visitou a tubulação e nem sabia do que se tratava, falou em desvio do Rio Tietê.

    Os tubos da foto são para SUBIR derivados de petróleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Mas de acordo com a História da Light foi para resolver o problema de energia elétrica na cidade de SP que se implantou o primeiro desses aquedutos. No texto não falo que “este” é o aqueduto, menciono a engenharia de descer e subir a Serra via tubulação.

      Excluir
    2. TB achava q era apenas oleodutos e derivados, mas não, em visita a serra do Mar, vi q são aquedutos da Henry Borden e a água desce a uma velocidade de 400km/h...tem os oleodutos TB.

      Excluir
  2. Originalmente foi construído pela Estrada de Ferro Santos a Jundiaí para ser um OLEODUTO. A cerca de 300 metros a direita já existia os dutos da Usina Henry Borden

    ResponderExcluir