terça-feira, 22 de junho de 2021

| 2004set23 – Bolivia - Salar de Uyuni |

 

2004/set/23 – Salar de Uyuni

Dos lugares fora da realidade e além da razão que já visitei, nenhum é mais estranho, insólito, isolado, absconso e interminável do que o Salar de Uyuni.

Parece que está escondido dentro do punho fechado do Tempo, como um segredo estranho e impertinente.

Foram sete horas de travessia. Num Jeep azul e branco, sem velas nem bússola. O mundo era binário, só céu e sal. Mesmas cores do Jeep. Silêncio e salsugem suspensa no ar. Calmante, entorpecente, repetido e pouco revigorante.

No meio dele resiste uma porção do prosaico, a Ilha do Pescado – terra escura, arenosa e cactos imensos. Curioso o contraste, serve para nos lembrar como o mínimo e exíguo pode ser belo.

Para guardar esta lembrança nas fibras e células do meu corpo, durante toda a viagem, temperei minha comida com sal colhido do chão, que ainda persiste nos sabores da memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário