quarta-feira, 12 de março de 2014

GALERIA DO ROCK – MURAL BRAMANTE BUFFONI

Galeria do Rock na verdade agora INSTITUTO CULTURAL GALERIA DO ROCK está quase sexagenária (57 anos), contudo vive um contínuo processo de restauração. É um dos maiores ícones culturais e comerciais do centro de S. Paulo. Visita obrigatória para paulistas e turistas. Nas Viradas Culturais e Paradas Gay é ponto obrigatório de peregrinação.

Poucos se dão conta, porém, sobre os elevadores no térreo, existe uma obra de arte importante e interessante. Um painel do artista plástico Bramante Buffoni, pintor italiano que deixou sua marca em S. Paulo, com murais e trabalhos espalhados por aí: na Galeria Nova Barão, no Edifício Nobel (Avenida Higienópolis), além de motivos decorativos em diversos prédios e ilustrações publicitárias. Assim, muita atenção ao andar pela Galeria do Rock, pise com cuidado, porque estará caminhando sobre outras obras gráficas de Buffoni, cada piso um motivo diferente.

Outra curiosidade sobre o painel da Galeria do Rock. Foi fabricado pela Vitrais Conrado Sorgenichtuma empresa de mais de cem anos, ainda em funcionamento, dedicada à multissecular arte das janelas iluminadas. Sempre que estiver olhando para um dos vitrais históricos de S. Paulo, existem 50% de chances de ser um produto da empresa teuto-brasileira: Mercado Municipal, FAAP, Hospital Beneficência Portuguesa, Casa das Rosas, vai longe a lista. Às vezes com desenho próprio, às vezes com traços de outros artistas.

Agora que tenho a fotografia, acho que vou mandar fazer uma camiseta do Mural na Galeria do Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário