terça-feira, 29 de julho de 2014

O Lado Ensolarado da Rua dos Ingleses


No lado ensolarado da Rua dos Ingleses – no topo dos Morro dos Ingleses  – no longo quarteirão entre o Teatro Ruth Escobar e a Rua dos Franceses, preservados e coloridos se exibem nos dias de sol.  Entre eles o Museu Memória do Bixiga e a Miguel Giannini Óculos, o famoso esteta ótico das celebridades e autoridades (ficção e política). Nos tempos  eleitoreiros, os comitês partidários aproveitam e também invadem a ladeira com comitês (ficção e política de novo).

Vale a pena caminhar e olhar para os dois lados da rua. Exceto pela estridência dos coloridos, impensáveis para os paulistanos antigos, que eram muito mais discretos e sóbrios, com um pouco de imaginação pode-se voltar no tempo uns 70 anos atrás, vivenciar uma cidade mais pedestre.

Na ótica do Miguel Giannini – impecavelmente preservada, inclusive as portas e janelas originais, de madeira de lei – existe um museu de óculos antigos com surpresas inesperadas. O Miguelzinho é o cara, além de preservar o prédio, faz um magnífico trabalho social para jovens carentes. Alguns deles  de paletó e gravata  frequentam estreias no Municipal para aprender a valorizar a arte.

Se, depois do passeio, acometer um impulso irreprimível para adquirir antiguidade  nos domingos  basta descer a bela e pouco cuidada escadaria para Rua Treze de Maio e visitar a Mercado de Pulgas da Praça Dom Orione. Antes de iniciar a descida da escada, aprecie a vista do Centro Velho, vale a pena.

Infelizmente nas foto – e isto é mal política e horrenda ficção – persiste a fiação suspensa. Serve como tarja preta de protesto contra a incompetência de nossos políticos municipais, estaduais, federais e muitos mais.

4 comentários:

  1. Obrigado pela visita, Dulcineia. Vale a pena passear pelo rua num dia de sol e prestar atenção às casas.

    ResponderExcluir
  2. Na Rua dos Ingleses,do lado do Teatro Ruth Escobar,mais abaixo,morou a psicóloga e professora Ana Maria Sannino.Ela comprou a casa,num tal estado de degradação, que a chamou de Titanic.Restaurou-a totalmente,e ela se tornou um pequeno "castelo".

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ida Guttenberg, gosto desses depoimentos que mostram o lado pessoal de S.Paulo.

    ResponderExcluir