segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

BENEDITOS CALIXTOS – CAPELA DO SANTÍSSIMO / CONSOLAÇÃO


Dentro da Igreja Nossa Senhora da Consolação – na skatista Praça Roosevelt - do lado direito do altar, fica a 'Capela do Santíssimo Sacramento'. A porta, sempre aberta, está debaixo do quadro 'Santa Ceia' de Oscar Pereira da Silva. Pequena, tamanho de uma sala média, com vitrais voltados para um bosque.

No fim da tarde a capela, quando recebe o sol de revés, apesar de miúda, vira um pequeno espaço transcendental, uma “catedral de silêncios eleitos” de Fernando Pessoa. Os vidros rutilam e as cores dos quadros acordam e se incendeiam esfuziantes; as horas atordoadas se enroscam nos ponteiros e, encantadas, passam devagar pelo relógio.

É um espaço de espantos porque está luxuosamente adornado por todos os seis magníficos painéis de Benedito Calixto que a Catedral possui. O cara é um dos maiores pintores paulistas pré-modernistas. De todos, o que melhor explorou as motivações sacras.

As seis telas são de 1918, do apogeu artístico de Benedito Calixto, quando ainda não era o padroeiro da feirinha de sábado na praça com seu nome. Tanto que, em 1919, Monteiro Lobato – fã de Benedito, mas caolho, porque não gostava das 'mistificações' de Anita Malfatti - afirmou que era o mestre paulista que mais vendia.

Devia ser verdade, porque várias cidades do interior paulista, importantes no ciclo do café, como Brotas, Bocaina, São Carlos e diversas outras, se orgulham de ter obras e afrescos pintados por ele nas suas igrejas e fazendas. Santos tem até um interessante museu com seu nome.

Benedito Calixto, como todo pintor que alcançou sucesso, revisitava versões de seus quadros quase sem alterações. Em consequência um par de quadros da Consolação, ‘A Caminho de Emaús’ e ‘A Ceia de Emaús’, têm diversas versões espalhadas pelo estado. As 4 outras obras retratam santos mais exclusivos: São Tarcísio, São Tomás, Santa Clara e Santo Antônio de Pádua.

Algumas fontes mencionam um São Boaventura, contudo, parece que estão equivocadas, não encontrei o santo na capela, nem registros nas documentações acadêmicas das obras do autor.

A Igreja da Consolação – e especialmente a Capela do Santíssimo – é um excelente lugar para PAULISTAR, fácil de visitar e propício para meditar. Ótimo para quem quiser recosturar a alma no corpo, têm silêncios acariciantes, belas obras de arte e fica perto da Estação República do Metro. Na volta dá para passar no Café Floresta no Copan, um dos três melhores de S. Paulo.

AS SEIS PINTURAS



São Tarcísio
S. THARCISVS MARTYR
São Tarcísio Martir

http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm






































São Tomás
"BENE SDRIPSISTI DE ME - THOMA"
(Escrevestes bem de mim Tomás)


http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm

Santa Clara
"S. CLARA VIRGEM"
(Santa Clara)


http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm

Santo Antonio de Pádua
"SAPIENTIAM EJUS ENARRABUNT GENTEN"
(Os povos contarão a sabedoria de Jesus)


http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm

A Caminho de Emaús
"QVI SVNT HI SERMONES QVOS CONFERTIS AD INVICEN
ANBVLANTES? LVC. XXIV, 17"
(De que vocês estão falando no caminho? Lucas 24,17)


http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixtnm.htm

Ceia de Emaús
"ET APERTI SVNT OCVLI EORVN ET COGNOVERVNT
EVM EP IPSI EVANUIT EX OCVLIS EORVN. LUC, XXV, 31."
(Então se lhe abriram os olhos e o reconheceram

e ele mesmo desapareceu de suas vistas. Lucas 25, 31)
Ceia de Emaús - 1925 / Coleção Particular / Foto da Capela - ©DBock
a) Ceia de Emaús - 1925 / Coleção Particular   /   b) Foto © DBock

5 comentários:

  1. Muito obrigada por suas informações. Estarei em Sampa neste final de semana e irei a essa Igreja. Paz e bênçãos a você para 2017.

    ResponderExcluir
  2. Encantado com a qualidade de sua escrita e das informações fornecidas. Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela visita ao Blog, Carlos Elydio, e pelo comentário, foi muito bom lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Benedito Calixto notável pintor paulista 🖼️🎨🖌️👏👏

    ResponderExcluir