quarta-feira, 29 de junho de 2016

Coluna Testemunha do Colégio Sion


Passo sempre por lá nas minhas caminhadas, toda vez me encanta a coluna-testemunha no longo muro do Colégio Nossa Senhora de Sion, no último quarteirão da Avenida Higienópolis, que vai da Rua Aracaju até a Rua Rio de Janeiro.

São ao todo 28 colunas, 27 delas absolutamente iguais, cobertas por reboco e pintadas de amarelo. Uma delas, porém – a sexta da esquerda, ou a vigésima terceira da direta – é de tijolos aparentes, num arranjo artístico. Logo, diferente de todas as outras.

A explicação mais óbvia é que se trata de um registro testemunho de uma antiga versão do muro. Preservada para ilustração das pretéritas reedificações ou expansões havidas.

Mas será apenas isso? Para leitores de Dan (Código Da Vinci) Brown, como eu, o prosaico é sempre suspeito. Quem dera fosse o indício, pista de um mistério intricado, uma daquelas e lendas semiverdadeiras que envolvem os fundamentos da história mítica da cidade.

A coluna singular é um belo exemplo de alvenaria antiga, tijolos assentados com engenho e arte, sugerindo ideias, inventando formas. Uma arte infelizmente em processo de esquecimento, como a serralheria, a marcenaria fina e outras.

Alguém arrisca um palpite? Uma tese cabalística?

Os números (se contei certo) são 28 colunas. Nesta ordem, sentido Pacaembu: 5 / 1(a coluna suspeita) / 22.

Algum segredo dorme debaixo dela?

Sempre que posso adiro à lenda.














---------------------

Agradecimento.

Gostaria muitíssimo de compartilhar a foto postada por Martin Jayo na minha timeline do Facebook. Um antigo cartão postal mostrando o muro do Colégio Sion de tijolos aparentes. Comprovando assim  que a coluna isolada é mesmo um monumento testemunho do estilo da versão pretérita da construção.

"Martin Jayo Parece ser mesmo um testemunho de versões anteriores do muro."  



-----------------------------
Novo Agradecimento.

A Arnaldo Bruno que apontou as semelhanças entre o antiga coluna do Colégio Sion e os muros que ainda hoje cercam a Santa Casa de Misericórdia, também em Higienópolis.


[...]








5 comentários:

  1. parece um pouco com alguns detalhes da santa casa de misericordia....estou errado?

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado Arnaldo Bruno, são efetivamente parecidos, não tinha me ocorrido esta associação.

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas incógnitas e mais ainda essa atenção aos detalhes dos amantes de minha terra. Quantas vidas, quantas histórias, quantos dramas e alegrias teriam testemunhados aqueles tijolos? Impossível precisar, mas absolutamente livre imaginar. Linda matéria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita e comentário 'sulapiesan' é preso olhar com amor as coisas durante as caminhadas. Porque senão, alertou José Saramago:
      “O Twitter não é mais do que a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até ao grunhido.”

      Excluir

  4. Transcrito do Facebook
    Hassan Ayoub - Sr:. Tem razão ao pensamento do " algo" , esta construção feita por mãos de " irmão" maçom Sr.Francisco de Paula ( Ramos de Azevedo). Fundado e 2017. O Colégio Sion .A congregação Sion tem como fundador o Mestre :. Theodoro Ratisbonne em 1842 ...as Edificações tem seus códigos e Mistérios adormecidos em séculos e alguns lugares e milênios.! Para sua preservação e continuidade do propósito.! Parabenizo Sr. Sua visão arqueóloga ۰۰۰

    ResponderExcluir