segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CAPELA DOS PATRIARCAS - MOSTEIRO DE SÃO BENTO


No meio do miolo de S. Paulo, no último andar do Mosteiro de S. Bento, lá no alto, como um campanário numa realidade alternativa, se esconde a Capela dos Patriarcasuma das mais belas, místicas e luminosas da cidade. Preservada para uso restrito do monges, internos e alunos do mosteiro, colégio e faculdade.

Um espaço isolado e reservado, com riquíssimos vitrais e lindas pinturas, que, por longo tempo, esteve fechado, interditado para reformas. Parece um pedacinho da Alemanha transportado para S. Paulo. As pessoas que o conheciam talvez já tenham esquecido, e, depois da reabertura, com restauração parcial, foi muito pouco visitado.

Um esconderijo mágico, fora do tempo e do mundo profano. Porque capelas sempre têm alguma coisa de frutas secas, guardam dentro delas um sabor agridoce, úmido, ao mesmo tempo antigo e novo; preservam o cheiro, o calor, o mistério e a frescura dos tempos passados, ou da vida eterna quem sabe, Sempre protegidas por cascas rugosas.

A capela iluminada é uma construção recatada, resguardada, de louvor e de fé. Está sobrecarregada de referências, ilustrações e citações das mais preciosas lendas e símbolos do catolicismo tradicional. Sabedoria antiquíssima, para muitos cifrada e desconhecida, mas que, silentes e dúbias, carregam as tradições mais profundas da cultura ocidental.

É impressionante como S. Paulo guarda preciosidades danbrownianasescondidas; daria para escrever dezenas de outros ‘Códigos da Vinci’. Por exemplo a cripta do Pátio do Colégio, os subterrâneos da Catedral da Sé (com os ossos de Tibiriçá, o cacique que garantiu a sobrevivência paulistana) e centenas de outras, secretas, obliteradas, em propriedades particulares, ou com acesso restrito.


Teto estrelado da Capela dos Patriarcas



2 comentários:

  1. O melhor do Mosteiro de São Bento você não comentou. É o seu magnífico órgão de tubos, considerado um dos melhores do Brasil pelos famosos organistas estrangeiros que vem ao Brasil fazer apresentações. Vá assistir a missa de todos os domingos às 10 horas da manhã. É acompanhada pelo órgão de tubos e pelo canto gregoriano apresentado pelos monges beneditinos.

    ResponderExcluir
  2. O órgão do Mosteiro de São Bento é amplamente conhecido, inclusive pelo festival anual que promove, mas a Capela dos Patriarcas, depois de fechada por décadas, foi enfim reaberta.

    ResponderExcluir