terça-feira, 17 de junho de 2014

A Frágil Resistência das Casas






Resistindo com suspiros, com a força da fragilidade – como os papéis de seda que envolvem velhas lembranças – algumas casas antigas sobrevivem apesar dos bombardeios e explosões imobiliárias. Atacadas por pichações, enroladas por fios elétricos e telefônicos ou cercadas por agulhões de concreto. Parecem rosas de Hiroshima indestrutíveis, ou pérolas salvadas no meio de conchas trituradas.




Algumas demolições são trágicas e irreversíveis. Perder algumas casas é como extinguir uma espécie animal/vegetal rara. São universos de lembranças, emoções, esperanças e modos de vida que viram entulho. A História da cidade vai diretamente para as caçambas.

Será que um planeta com 8 bilhões de habitantes – e crescendo, que defende valores transversos e pouco racionais, consegue frear, organizar e direcionar o progresso? Podemos controlar a expansão das construções desgovernadas que avançam feito um rinoceronte cego derrubando tudo? O que fazer: incentivo oficial ou inação pública.



O que resta são dois cenários de Ficção Científica. 

Primeiro, ou as casas antigas e os prédios históricos se transformam em itens ultra valorizados, objetos de desejo – como acontece em várias cidades do mundo – tonando-se curtidíssimo e refinado morar neles.

Segundo, ou teremos um futuro Matrix/Blade Runner: declaramos nossa falência e as máquinas (ou ganâncias) obtusas tomam conta de tudo, destruindo integral e obstinadamente toda a memorabilia humana.
A resposta, até agora, indica que a destruição é inevitável. A única regra vigente é ocupar áreas verdes e maximizar o uso do espaço urbano, porque a população aumenta e se concentra alucinadamente.








CASAS JÁ DEMOLIDAS



Um comentário:

  1. Simpatizantes com memórias Paulistanas, convido para conhecer nosso trabalho com São Paulo; http://www.edudasaguas.com.br/saopaulotemas/

    ResponderExcluir