segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pereira Barreto - Um Monumento Escondido


Não é fácil, mas, quem for capaz de sobrelevar a irritação e ignorar o estrupício do Minhocão – nossa feia cicatriz que deforma e estraga o rosto da cidade - poderá admirar este belíssimo conjunto de estátuas dedicado ao grande médico, cientista e empreendedor Luiz Pereira Barreto. As musas que o acompanham aludem à Medicina e à Agricultura, os dois principais campos de atuação do homenageado. Ao lado do monumento tem um playground, onde brincam as crianças, antes chamadas de 'esperança do Brasil'. Quem dera?

Num dia de sol é suportável e pode se tornar até agradável e surpreendente apreciar o clássico arranjo das esculturas.

A obra de 1929 – que não combina com o Minhocão - foi concebida e esculpida por Galileo Emendabili, está localizada na Praça Marechal Deodoro, no bairro de Santa Cecilia, não distante da Santa Casa de S. Paulo.

Jorge Amado, na panfletária e transversa trilogia ‘Os Subterrâneos da Liberdade’, fala da Praça Marechal Deodoro, de 1937, como um lugar bonito, elegante e romântico, onde casais se encontravam para namorar.

S. Paulo – com seu desmando imobiliário - não costuma preservar o ‘clima, o espírito e a personalidade’ dos lugares. Entretanto, nesta praça assassinada, talvez porque o transtorno do Minhocão afugentou novos lançamentos, o conjunto de prédios ao redor continua periclitante, porém miraculosamente mantido.

Se e quando a prefeitura fizer alguma coisa que permita subtrair o 'Minhocão' do rol de problemas paulistas (desmonta-lo é sonhar demais?) talvez a bela praça tenha chance de ser ressuscitada.

Um detalhe intrigante e inesperado, quando visitei o monumento estatuário não estava pichado!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário