sexta-feira, 10 de junho de 2016

Sobrados da Rua Maria José / Bixiga

Meio milhão de views!!!  e  ???

Em 15/05/2014, nas minhas caminhadas, passeando pelo Bixiga, fotografei um conjunto de sobrados recém-restaurados. Para ver como eram no passado procurei o endereço no Google Maps (Rua Maria José, equina com a Av. Brig. Luis Antonio) encontrei a imagem antiga, de Fev/2010, estavam completamente em ruínas.

Surpreendido com a diferença, resolvi publicar as duas imagens lado a lado. Antes, envergonhado com a obscena fiação exposta do Bixiga, uma catástrofe pendurada, retirei estes artefatos indesejados da foto mais recente.


Fotografia original Maio/2014


Me espanta o alcance desta postagem. Periodicamente as fotos são redescobertas e acontece um novo surto de curtição. Atualmente já passa dos 500 mil views, 50 mil curtidas e 10 mil comentários.

No excelente site ‘São Paulo Antigo’ existe uma longa postagem sobre a restauração desta vila, infelizmente sem detalhes da história da construção, datado de 08/Julho/2009. Curiosamente, segundo o Google, em 2010, os sobrados ainda estavam em ruínas.



Atualmente todos os sobrados estão ocupados por pequenas empresas e estúdios.


Gostaria muito de visitar algum deles, como aconteceu em outra joia paulista restaurada e preservada: Parque Savoia. 


6 comentários:

  1. Olá! Somos a Kido Contábil, uma empresa de contabilidade de 50 anos de atuação que recentemente saiu do "Centrão" aqui para o 495 da Maria José, esta casinha azul, com tijolinhos à vista, ao lado do estúdio (verde). Fique à vontade para nos visitar!

    ResponderExcluir
  2. Olá Kido Contábil,
    Fico muito satisfeito pela atenção e mais ainda pelo convite.
    Aceito com muito prazer. O melhor dia seria uma quarta feira à tarde. Vou tentar entrar em contato, antes, por telefone.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Paulistando pela retiradas dos cabos na foto, ficou muito melhor
    Fernando Durão - artista visual

    ResponderExcluir
  4. Fernando Durão, Obrigado. Aqueles emaranhados de fios são os piores apostemas das minhas caminhadas pelo Bixiga. Negras hecatombes dependuradas.

    ResponderExcluir
  5. Vivi pelo Bixiga por mais de 15 anos.Na Rua dos Ingleses tomei sol no solário da casa de Ana Maria Sannino,infelizmente falescida.Ela dizia que sua linda casa,tinha sido o Titanic que ela reformou inteiramente.

    ResponderExcluir
  6. Pelo seu comentário, Ana Maria Sannino foi um deusa sábia, e, você, certamente um privilegiado por conviver com ela.

    ResponderExcluir