sábado, 6 de janeiro de 2018

Filosofia e Política – Platão, Kant e Arendt

A contraposição entre a Filosofia e a Política é perpétua e indecidível, como a ‘luta do rochedo com o mar’. A crosta dura da Terra contém os oceanos, mas o eterno choque das ondas altera o desenho dos continentes, então a guerra não acontece em vão, porque os dois se modificam durante as intermináveis batalhas.

Por três vezes ao menos a confrontação se agudizou e a ‘Filosofia pura’ foi obrigada a pensar sua própria essência. Platão, com a condenação de Sócrates; Kant, as voltas com a Revolução Francesa e Hannah Arendt na Segunda Guerra Mundial.

No primeiro semestre de 1995 tive oportunidade de participar de um seminário na Faculdade de Filosofia nas USP com o Prof. Paulo Arantes examinando estes temas. Na oportunidade escrevi uma monografia sobre o assunto. Recentemente, relendo-a, entendi que a abordagem deste vasto tema continua interessante e pertinente, sobretudo atualmente em que vivemos guerras múltiplas envolvendo gêneros, raças e etnias. Em que ter uma mera opinião, ás vezes, não é natural e nem um direito.



Texto Completo: Filosofia e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário