sábado, 23 de março de 2013

PAISAGEM SUÍÇA, COM XAMPU E DETERGENTE


Pirapora do Bom Jesus, centro de devoção popular da Grande São Paulo, igreja onde se cultua Bom Jesus de Pirapora, imagem milagrosa achada boiando, presa numa pedra, em 1725, no Rio Anhembi (Tiete, hoje).

Sede da Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, os Monges Brancos. Velhíssima instituição, fundada por São Norberto de Xanten, um dos reformadores morais da Igreja, no século XII. O belo mosteiro fica dependurado no alto da colina, numa curva do Rio Anhembi (agora Tiete).

Lá, segundo Mário de Andrade, nasceu o Samba Paulista. Lembram Renato Teixeira e Elis: “Sou caipira, Pirapora..." O ancestral, Samba de Bumbo, era tocado para festejar os santos da cidade nos barracões na beira do Rio Anhembi (ou Tiete).

Entretanto Pirapora do Bom Jesus não anda paulistando bem...

Talvez a mudança do nome do Rio, de Anhembi para Tiete, não tenha sido salutar. Por causa da agitação das águas sujas na Usina do Rasgão, a cidade virou depósito da espuma de detergentes e xampus usados pelos paulistanos.

Pirapora ganhou, no verão e no inverno, uma neve branca, bela e malcheirosa. A paisagem continua linda, mas a neve ácida deixa tudo horrível.

Beleza horrível, trágico oximoro. 

4 comentários:

  1. Espero não precisarmos de romaria e prece para Pirapora voltar a ser o que era. Solange A Lisboa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se romaria resolvesse
      eu iria de costas e a pé.
      Salve são Norberto de Xanten.
      e amém.

      Douglas

      Excluir
  2. Não consigo acreditar que essa espuma seja proveniente de xampu e detergente doméstico. O mais provável é que seja de detergentes industriais ou mesmo o resultado de vários compostos químicos, já que não há nenhuma filtragem de dejetos industriais (com raras exceções). De qualquer maneira essa espuma simboliza o descaso dos órgãos públicos para com a limpeza e a saúde da população. Muito triste...

    ResponderExcluir
  3. Wilson Colocero, a cidade é repleta de registros inusitados da fé popular paulistana do último século e o Mosteiro na colina é belíssimo, assim a espuma (seja qual for a origem) é como uma praga bíblica, para a cidade.

    ResponderExcluir