quarta-feira, 6 de março de 2013

Parque Savoia – Lugares de outra São Paulo



Existe na Barra Funda um belíssimo conjunto de casas chamado Parque Savoia, na Rua Vitorino Carmilo, 458. É quase uma escapada para o passado

Nesta mesma rua, no 81, nasceu Amâncio Mazzaropi, num casa abandonada, nenhuma placa homenageia o lugar.

Dentro do conjunto, com entrada por baixo do terraço aéreo, e  justificando o nome do lugar, um pequeno e repousante parque interno serve de pátio para uma vintena de residências. Um jardim mágico, misterioso e secreto, desses de romances de fantasia.

Lembra um pouco alguns lugares de Paris, Londres, Roma ou valorizados tesouros urbanos de Nova York.

Graças aos deuses da Arquitetura, do Urbanismo e do bom senso este ínclito paraíso esta protegido por tombamento desde 2009 (Clique aqui>>>). Atualmente abriga estúdios e escritórios. Serviu, serve, servirá de cenário encantado para incontáveis comerciais, filmes e novela. Lembra do Castelo Rá-Tim-Bum?

Foi construído em 1939 pelo arquitetoi Arnaldo Maia Lello – o mesmo do Teatro Abril na Av. Brigadeiro Luis Antonio  e pertence, até hoje, a família Iungano.

E coisa para se curtir, porque, espaço, qualquer condomínio tem, contudo preciosidade como estas só algumas cidades, distinguidas pela história, possuem.

Perdão pela foto primária, uma ousadia ousadia de um pedestre armado de IPhone.


A história do Parque Savoia, com dezenas de fotografias dos jardins internos.  

Clique >>> Parque Savoia - Por Trás dos Portões 


Nenhum comentário:

Postar um comentário